6º Encontro de Arte/Educação de Ouro Preto

Local: Salão São João Del Rei – Centro de Artes e Convenções

Começa em: 13 de Julho de 2018, 09:00

Termina em: 13 de Julho de 2018, 18:00

Descrição:

Realização: Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das artes 2018
Coordenação: Prof. Emerson de Paula e Prof. César Teixeira
Classificação: 16 anos
Bilheteria: Gratuito
Público-alvo: profissionais e estudantes interessados.
Vagas: 150
Inscrições aqui.

Com base na temática do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2018 a Curadoria Infanto-Juvenil realiza o 6º Encontro de Arte/Educação de Ouro Preto na perspectiva de consolidação deste evento dentro de um importante acontecimento cultural no interior de Minas Gerais que já se ampliou para repercussão junto ao Brasil. O evento tem o objetivo de discutir e analisar práticas da Arte/Educação dentro e fora do ambiente escolar através de palestras, debates e comunicações. Constitui-se como mais um lugar do fazer científico e artístico onde pesquisadores possam apresentar seus trabalhos e trocar experiências sobre o desenvolvimento da Arte/Educação no Brasil.

A 6ª edição do Encontro terá como proposta temática a discussão “A Arte/Educação em Tempos de Cólera” procurando enfocar pesquisadores, metodologias, temáticas e procedimentos contemporâneos desenvolvidos no âmbito de instituições múltiplas de ensino e cultura que dialoguem com a ideia da cultura popular, ações comunitárias, o ambiente escolar por dentro e por fora, promovendo olhares múltiplos, dialógicos e poéticos realizados em Ouro Preto e para além da cidade-patrimônio. Num cenário atual de grandes discussões, rupturas, transformações e imposições políticas e debate das questões sociais, discutir o lugar da Arte na Educação em seus múltiplos contextos é resistir e fazer prevalecer este diálogo necessário entre duas áreas tão importantes para a construção do país que vez por outra vem sofrendo tentativas de desconstrução.

09h - Corpos Negros e infâncias: o teatro como resistência à invisibilização - Winny Rocha e Letícia Afonso
10h30 - Apresentação dos Inscritos no Grupos Temáticos: 1. Corpo, Som e Educação: Experimentos e Propostas; e 2. Arte/Educação e Espaços Não formais - Mediação Prof. Flávio Gonçalves
14h - A Música em Cena: O Rap e o Funk na socialização da Juventude - Prof. Juarez Dayrell e Letícia Afonso
15h30 - Arte Indígena na Escola: da Opressão à Cosmopolítica - Tales Bedeschi e Christine Ferreira Azzi
17h - Lançamento de livros

Festival inverno ouro preto mariana tropicalia 2018 footer apoio