Fórum das Artes: 5º Encontro de Arte-Educação de Ouro Preto

Data de Início: Qui, 13 de Julho de 2017

Data de Término: Sex, 14 de Julho de 2017

Horário: 9:00

Local: Centro de Artes Convenções - Salão São João del Rei - Ouro Preto

Tema: “A Arte/Educação na Pluralidade de Linguagens, Estéticas e Poéticas”.

Confira o edital para participar.

Realização: Universidade Federal de Ouro Preto
Classificação - 14 anos
Bilheteria: Gratuito
Público alvo: profissionais atuantes na área de Arte/Educação, alunos do curso de aluno de artes, comunidade em geral.
Vagas: 150
 
Apresentação
Com base na temática do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2017 - a Curadoria Infanto-Juvenil realiza o 5º Encontro de Arte/Educação de Ouro Preto, na perspectiva de consolidação deste evento dentro de importante acontecimento cultural no interior de Minas Gerais. O evento tem o objetivo de discutir e analisar práticas da Arte/Educação dentro e fora do ambiente escolar, através de palestras, debates e comunicações. Constitui-se como mais um lugar do fazer científico e artístico, onde pesquisadores possam apresentar seus trabalhos e trocar experiências sobre o desenvolvimento da Arte/Educação no Brasil.
 
A 5ª edição do Encontro terá como tema “A Arte/Educação na Pluralidade de Linguagens, Estéticas e Poéticas”, procurando enfocar pesquisadores, metodologias, temáticas e procedimentos contemporâneos desenvolvidos no âmbito de instituições múltiplas de ensino e cultura que dialoguem com a ideia da cultura popular. Serão enfocando também ações comunitárias e o ambiente escolar por dentro e por fora, promovendo olhares múltiplos, dialógicos e poéticos realizados em Ouro Preto e para além da cidade-patrimônio.
 
O Encontro acontecerá no Salão São João Del Rey - Parque Metalúrgico, Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto
 
Programação
 
13 de julho - quinta-feira

13h - Recepção e Credenciamento.
13h30 às 13h45 – Abertura: Equipe Organizadora do Evento e Curadoria Infanto Juvenil
13h45 - Palestra: O Festival de Inverno de Ouro Preto e de Mariana, a Curadoria Infanto-Juvenil e o Encontro de Arte/Educação
Palestrante
César Teixeira: curador Área Infanto-Juvenil do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2017. Artista plástico e Arte/Educador. Iniciou sua formação artística na Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP. Tem experiência na área de Arte com ênfase no Desenho e no Ensino de Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Artes Plásticas, Educação, Arte/Educação, Comunidade, Infância, e Adolescência e Programas Sociais. Participou da Residência Artística Mine d’Art em Sentier no norte da França em 2012 e em várias exposições, curadorias coletivas. Possui graduação em Ciência da Computação (UFOP) e Licenciatura em Artes (Centro Universitário Claretiano – São Paulo), com Especialização em Educação Infantil (UNI-BH), Arte, Educação e Novas Tecnologias (UnB) e Gestão Escolar (CEPPEMG). Atualmente é assessor da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade da FAOP.
Mediação: prof. Me. Emerson de Paula – UNIFAP
 
14h15 – Palestra: A Cultura Popular e a Dança/Educação
Palestrante
Laura Pronsato: professora doutora do Curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é coordenadora pedagógica do Curso e Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Dança. Possui mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e graduação em Artes Corporais nas modalidades Bacharelado (1999) e Licenciatura (2000). Como bailarina, atua nas áreas de dança contemporânea e danças brasileiras. Entre 1989 e 2005, atuou como artista-educadora, com ênfase na área da dança, em diversos projetos de cunho educacional e social com crianças e adolescentes no município e no estado de São Paulo. 
Mediação: prof. dr. Frederico Huzinger - DEART- UFOP
 
15h15 às 15h45: Debate
 
15h45 às 16h30: Interagir para Fortalecer: O Envelhecimento Ativo através das Ações Culturais – Relatando Vivências
Palestrantes
Profa. Simone Martins: doutora em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da UFMG (2015), mestre em Administração pela UFV (2008), especialista em Gestão Pública (2005), graduada em Ciências Contábeis pela UFMG (2004). Professora do Departamento de Administração e Contabilidade da UFV. Coordenadora do grupo de trabalho Clacso: Espaços Deliberativos e Governança Pública - Gegop-Clacso. Participa de grupos de pesquisa nas áreas de Políticas Públicas, Governança e Participação Social.
Vinicius de Souza Moreira: estudante de Doutorado no curso de Administração, com ênfase na Administração Pública da UFV. Possui mestrado e graduação em Administração pela mesma Universidade. Faz parte do Grupo de Trabalho CLACSO: Espaços Deliberativos e Governança Pública. Dedica suas pesquisas na área de Políticas Públicas, com ênfase em políticas e programas sociais.
Mediação: prof. Me. Emerson de Paula - UNIFAP
 
16h30 às 17h - Debate
 
17 às 18h – Cofee break, apresentação cultural e venda de livros e materiais
 
18h - Encerramento
 
14/07 - sexta-feira

9 às 9h30 – Recepção e Credenciamento
9h30 às 10h20 - Palestra: Questões de vida como questões de Arte – Vivências Artísticas no Núcleo de Arte da FAOP – Fundação de Arte de Ouro Preto
Palestrante
Rachel Falcão: artista plástica, artista-pesquisadora e artista-educadora. Graduada em Artes Plásticas e Desenho Arquitetônico. Especialista em Artes, Cultura Visual e Comunicação pela UFJF e mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Escola de Arquitetura da UFMG. Coordenadora do Núcleo de Arte da FAOP. Trabalha sobretudo com desenho, objeto e práticas artísticas colaborativas e comunitárias.
Mediação: Prof. Me Acevesmoreno Flores Piegaz - DEART- UFOP
 
10h20 às 10h30: Debate
 
10h30 às 11h30 – Apresentação dos inscritos nos grupos temáticos - Corpo, Som, Símbolo e Educação: Experimentos e Propostas e Arte/Educação e Espaços Não–Formais
Mediação: prof. Me Acevesmoreno Flores Piegaz - Professor DEART/UFOP
 
11h30 às 12h – Debate
 
12h às 13h30 – Almoço
 
13h30 – Palestra: Igual e Diferente – Poéticas em Acessibilidade Cultural no MAM – São Paulo
Palestrante
Daina Leyton: educadora, coordena o setor Educativo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Desde 1999 desenvolve projetos culturais e educativos que conectam diversas linguagens artísticas e possibilitam a integração dos mais variados perfis de participantes em seu potencial expressivo e criativo, gerando a tomada de consciência para uma vida em uma sociedade pluralista.
Mediação: Prof. Dr. Davi de Oliveira Pinto – DEART/UFOP
 
14h30 às 15h – Debate
 
15h – Palestra: O Artista-Pesquisador-Docente
Palestrante
Raphael Brito: graduado em Teatro (Universidade Federal do Maranhão), mestre em Artes (Universidade Federal de Uberlândia), professor e coordenador do Curso de Teatro da Universidade Federal do Amapá, ator performer pesquisador - Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho.
Mediador: prof. dr. Éden Pereta – DEART/UFOP
 
16h às 16h30 – Debate
 
16h30 às 17h10 - “É dia de Rock, bebê!” – O Processo Criativo de uma Banda de Rock para crianças
Palestrante
Tereza Saci: licenciada em Artes Cênicas pela UFOP, especialista em Arteterapia pela FAMOSP (Faculdade Mozarteum de São Paulo) e especialista em Recursos Corporais e Artísticos – Jung e Corpo pela UNIP (Universidade Paulista). Vocalista e performer da Banda Infantil OssoBanda, produziu e gravou em 2015 o seu primeiro CD de músicas infantis, “Pé de Maravilha”. Vocalista e perfomer da Banda Aguilar e Banda Performática ao lado de Arnaldo Antunes e Lanny Gordin na Virada Cultural de São Paulo. Agitadora cultural no Quintal, espaço de cultura em Boiçucanga – São Sebastião/SP e arte-educadora da Fundação Cultural Deodato de Santana na mesma cidade.
Mediador: profa. dr. Davi de Oliveira Pinto – DEART/UFOP
 
17h10 – Debate
 
17h30 – Cofee break, apresentação cultural e venda de livros e materiais
 
18h - Encerramento

Informações  
3. Como inscrever seu trabalho nos grupos temáticos
●    Preencher formulário de inscrição a ser solicitado pelo e-mail: arteducacao@ufop.br.
●    Enviar resumo (no máximo 10 linhas).
 
Antecedendo o resumo, o proponente deve colocar: autor, título do trabalho, titulação, filiação institucional, vínculo com a instituição (graduado; pós-graduando; pesquisador; pesquisador autônomo, docente). Caso não haja vínculo institucional, indicar: graduado por qual instituição, mestre por qual instituição e assim por diante. Máximo de 10 linhas, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5.
 
Obs.: no caso de ser comunicação com apresentação de trabalho prático, enviar com o resumo um vídeo do trabalho.
 
Envie os formulários acompanhados de resumo (até 10 linhas) e um resumo ampliado para análise da comissão dos GT’s. Formatação do texto integral: máximo de 10 laudas, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5; papel A4, margens: superior 2,5cm, inferior 2,5cm, direita 3cm e esquerda 3cm; gravado em Word; contendo: autor, título e vínculo institucional. O texto integral é importante para possibilitar avaliação mais adequada pelos coordenadores.

As inscrições de trabalhos podem ser feitas pelo e-mail: arteducacao@ufop.br.
 
Os coordenadores dos GT’s receberão os resumos das comunicações e farão seleção das propostas aceitas, enviando as cartas de aceite aos trabalhos aprovados e organizarão as respectivas sessões de comunicação. Prevê-se a realização de dois GT’s, com apresentação de cinco trabalhos por Grupo Temático.
 
3.1. GT1 – Corpo, Som, Símbolo e Educação: Experimentos e Propostas
Este grupo de Trabalho (GT) tem como perspectiva abordar as relações entre o ensino das artes na escola. Pretende-se ainda, abordar processos que investiguem o corpo do educando no espaço escolar e a discussão que cada um tem com seu próprio corpo e como esse interfere nas extensões do seu viver. Os comportamentos e práticas espetaculares humanos organizados, a diversidade e pluralidade cultural.
 
3.2. GT2 – Arte/Educação e Espaços Não-formais
Este GT tem como perspectiva abordar as práticas artísticas na diversidade de formações que a mesma pode engendrar. Incluem-se neste grupo os estudos teórico-práticos dos contextos, das culturas, dos discursos e das linguagens artístico-educacionais que têm como centro a educação não-formal e a coordenação de projetos voltados para a comunidade, e práticas artísticas complementares às ações socioeducativas e terapêuticas. Pedagogia do espectador: formação de espectadores. São objetos de pesquisa deste grupo processos e práticas de educadores, educandos, artistas e espectadores nos diferentes espaços de educação não-formal, assim como reflexões produzidas em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas relacionadas a esses processos.
 
4. Prazos
§  Inscrição para participante como ouvinte: 12/06 a 12/07
§  Inscrições para apresentação nos Grupos Temáticos: 12/06 a 30/06
§  Confirmação de participação no GT (por e-mail): 06/07
 
5. Coordenação do Evento
Prof. Me. Emerson de Paula (Curso de Teatro – Universidade Federal do Amapá - UNIFAP)
 
6. Parcerias
Departamento de Artes Cênicas – DEART/UFOP