No último dia de Festival, praça de Mariana se enche de arte e cultura

Publicado por Mayara Portugal em 26 de Julho de 2017, 15:04
Última atualização em 26 de Julho de 2017, 15:08

Espetáculos animam tarde de adultos e crianças. Fotos: Samuel Consentino

O último fim de semana do Festival de Inverno animou as cidades de Mariana e Ouro Preto. No domingo (23), na Praça Gomes Freire, em Mariana, moradores e turistas trouxeram os amigos e a família para assistir a programação do Corredor Cultural.

De um lado da praça, as atrizes da Cia. LuaPraRua apresentaram, em Caixas de Teatro Lambe-Lambe, a peça “A Lavadeira”. Inspirada na mitologia africana, a peça conta a história de um dia mágico, quando uma forte tempestade surpreende a vida de uma lavadeira. O público de crianças e adultos fez fila para assistir à apresentação. 

Formada por ex-alunas do curso de Artes Cênicas da UFOP, a Cia. LuaPraRua trabalha com teatro de formas animadas. Segundo Tábatta Iori, atriz e membro do grupo, o teatro em caixas lambe-lambe é interessante pela versatilidade de apresentá-lo em espaços alternativos. Sobre a participação no Festival de Inverno, a atriz afirma que “o Festival integra desde a comunidade até os estudantes, os trabalhadores e artistas que vêm de fora, e isso é super importante, porque as apresentações na rua dão acesso livre às pessoas que estão transitando na cidade”. 

O público também assistiu ao espetáculo “O Presente”, encenado pela Academia Dell’Arte (ADA). A peça faz parte de um projeto de extensão do professor Frederick Hunzicker, do curso de Artes Cênicas da UFOP, por meio do qual são retomados os tipos de comédia dell’arte e o teatro de máscaras.

De acordo com Flaviana Lima, membro do projeto, participar do Festival de Inverno levando arte para a população é gratificante pois “é uma forma de sair da universidade com o teatro de rua, de expandir o projeto e propiciar as pessoas a oportunidade de conhecer o trabalho realizado”, acrescenta.

Houve ainda uma apresentação de dança do ventre. A dançarina e professora de dança Angélica Lacerda encantou os olhares na praça com os movimentos ondulatórios e batidos de quadril característicos deste tipo de dança. 

Confira as fotos da programação do Corredor Cultural em Mariana no flickr do Festival.

Mais Notícias
Cultura e aprendizado no Festival de Inverno

A essa hora, o Festival de Inverno já se findou. Foi-se embora, assim como muitos turistas, artistas e espetáculos qu...Ler mais

Cortejo do Zé Pereira marca encerramento do Festival de Inverno

Ao som de clarins, bumbos e tarois, o cortejo da agremiação mais antiga em atividade no Brasil encerrou o Festival de...Ler mais

Pilares do Festival de Inverno são debatidos em seminário cultural

Repensar a música, a arte e a cultura de maneira abrangente. Foi com essa premissa que aconteceu, na última semana do...Ler mais