Concerto multimídia "Sentidos" proporciona experiências sensoriais no público

Publicado por Mayara Portugal em 26 de Julho de 2017, 19:37

A apresentação tem elementos sonoros e visuais. Fotos: Maic Costa

No último sábado (22), o SESI Mariana recebeu o espetáculo “Sentidos - concerto multimídia”, de Joana Boechat e Henrique Roscoe. A apresentação faz parte da programação do M.AR.T.E. Festival, parceiro do Festival de Inverno.

A apresentação surgiu a partir da pesquisa de mestrado em Performance Musical de Joana, que tinha como temática a interação entre som e imagens. Após sua pesquisa, a musicista convidou Henrique para trabalharem juntos no concerto apresentado.

No piano, Joana toca as músicas escolhidas no repertório, enquanto Henrique a acompanha com a projeção de imagens no processo de interação multimídia. O objetivo da dupla é pensar formas de relacionar a imagem com a música, criando outros sentidos a partir da junção de ambas formas de expressão. 

O ápice do concerto se dá com a apresentação da Sonata Nº10, de Scriabin, quando Joana toca e, no palco, são reproduzidas imagens pensadas por Henrique a partir da conversa e da experiência sensorial da dupla. De acordo com ele, o processo criativo da apresentação é realizado de maneira conjunta, somando as ideias de ambos.

Em sua segunda participação no Festival de Inverno, Joana ressaltou a importância de eventos com essa proposta para disseminar a arte e a cultura. “Acho muito importante Festivais como esses. O que nós temos visto na programação são trabalhos atuais, com temas muito atuais, especificamente os trabalhos do M.A.R.T.E., que envolvem a arte e a interação com a tecnologia. Acredito que seja fundamental espalhar esse conhecimento e a fruição disso para as pessoas”, finaliza.

M.AR.T.E. Festival - O evento, parceiro do Festival de Inverno que promoveu uma série de espetáculos em Mariana, pretende discutir as novas relações entre as artes, a cultura e a tecnologia. A primeira edição, que foi até o último domingo (23), teve como tema central a relação entre Música, Arte e Tecnologia.

Com oficinas, workshops, shows e performances, o festival apresenta ao público espetáculos que mostram as novas possibilidades de interação, onde todos esses elementos se cruzam, interagem e se (trans)formam.

Mais Notícias
Cortejo do Zé Pereira marca encerramento do Festival de Inverno

Ao som de clarins, bumbos e tarois, o cortejo da agremiação mais antiga em atividade no Brasil encerrou o Festival de...Ler mais

Pilares do Festival de Inverno são debatidos em seminário cultural

Repensar a música, a arte e a cultura de maneira abrangente. Foi com essa premissa que aconteceu, na última semana do...Ler mais

Música Popular Brasileira é destaque em show na Praça da UFOP

Com um repertório que incluiu canções autorais e trabalhos de artistas reconhecidos nacionalmente, a banda ouro-preta...Ler mais