Música Popular Brasileira é destaque em show na Praça da UFOP

Publicado por Mariani Barbosa em 03 de Agosto de 2017, 16:41

A banda animou o público na Praça da UFOP. Fotos: Íris Jesus

Com um repertório que incluiu canções autorais e trabalhos de artistas reconhecidos nacionalmente, a banda ouro-pretana Candonguêro trouxe para a noite de sexta (21) o melhor do MPB, como parte da programação do último fim de semana do Festival de Inverno.

A banda, que investiu em uma apresentação dançante e agitada, empolgou o público que lotou a Praça da UFOP por mais de uma hora e meia. Segundo Chiquinho de Assis, vocalista do grupo, tocar em casa "traz um sentimento de pertencimento. Grande parte dos músicos do Candonguêro se fez dentro do Festival de Inverno", afirma.

Para Maria Souza, como moradora de Ouro Preto, "é muito bom poder aproveitar esse tipo de evento, em que o trabalho da banda anima tanto com as músicas conhecidas quanto com as autorais". Sobre a estrutura montada na Praça da UFOP, afirma: "eu acompanho o festival há anos, e fazia tempo que eu não me divertia tanto".

Sobre o nome do grupo, Chiquinho revela que a origem vem da roda de jongo, dança brasileira de origem africana que faz uso de tambores em suas manifestações, dentre eles, o candongueiro. "Quando eram tocados, os tambores atraíam as pessoas, e no processo semântico, o 'candonguêro' se tornou uma espécie de 'leva e traz', onde o som era usado para trazer as pessoas", diz. 

O músico conta também que o nome, além do significado literal e de suas variações regionais, tem a ver com a proposta do grupo. "Aqui em Minas Gerais, o candongueiro virou o fofoqueiro, e em Angola ele é o táxi lotação, porque leva e traz. Então, o intuito do nosso projeto é tocar música boa para trazer pessoas boas também", completa. 

CANDONGUÊRO - O grupo, natural de Ouro Preto, existe há 11 anos e surgiu como uma proposta alternativa para o repertório do carnaval da época. Atualmente, a banda se apresenta, além do carnaval, em diversos eventos ao longo do ano. 

Na mesma noite, além das apresentações musicais, a Praça da UFOP recebeu também o Festival de Vinhos, onde diversos fornecedores expuseram seus produtos.

Mais Notícias
Cortejo do Zé Pereira marca encerramento do Festival de Inverno

Ao som de clarins, bumbos e tarois, o cortejo da agremiação mais antiga em atividade no Brasil encerrou o Festival de...Ler mais

Pilares do Festival de Inverno são debatidos em seminário cultural

Repensar a música, a arte e a cultura de maneira abrangente. Foi com essa premissa que aconteceu, na última semana do...Ler mais

Conceito de Artaud é destacado em espetáculo teatral

Sob uma atmosfera de obscuridade e mistério, o espetáculo "Um pouco de Artaud em + ou - 60 minutos" foi apresentado n...Ler mais