Segunda edição da Feira de Tradições Populares promove artesanato
Publicado por Mayara Portugal
08 de Julho de 2018, 14:40
43213769412 1db604b427 o
A feira continua até o fim do Festival. Foto: Marcelo Cardoso

O salão Diamantina do Centro de Artes e Convenções da UFOP abriu as portas, na tarde de sábado (7), para a segunda edição da Feira de Tradições Populares. O local reúne artesãos de Mariana, Ouro Preto e de outras cidades brasileiras.

Após o sucesso da primeira edição, realizada no Festival de Inverno de 2017, a feira traz ao público a arte regional associada a outras formas além das consagradas esculturas de pedra-sabão, promovendo o resgate de costumes e da gastronomia associados às cidades de interior.

Foto: Felipe Cunha

A artesã ouro-pretana Cláudia Teixeira Alves participou da edição 2017 da Feira e voltou este ano para expor seus produtos. “Depois da Feira [do ano passado], fiz várias vendas pela internet. Aqui é um lugar muito bom para divulgação do trabalho ouro-pretano, dá uma visão para o turista. Por isso estou aqui novamente”, observa. 

Compotas, salgados, bebidas, doces, bolsas, tapetes, quadros, desenhos e objetos de decoração em geral são apenas uma parte dos produtos em exposição na feira. Todos produzidos de forma artesanal. 

Artistas de outras regiões também marcam presença no evento. Com trabalho autoral influenciado pelo movimento tropicalista, o artista Murilo Viola, de Ribeirão Preto, estreou na feira este ano. “A influência do movimento da tropicália [no meu trabalho] vem, principalmente, quando se trata da ruptura. Não é necessariamente a questão de trazer algo novo, mas de mostrar descontentamento com a forma como as coisas são e fazer algo para mudar isso”, completa.

A Feira de Tradições Populares acontece todos os dias do festival, das 14h às 20h30. Confira a programação desta e de outras atrações do Festival de Inverno aqui no site.

Festival inverno ouro preto mariana tropicalia 2018 footer apoio