Orquestra do SESI leva música ao centro histórico de Ouro Preto
Publicado por Ivan Vilela
10 de Julho de 2018, 12:54
2018 07 09 concerto  orquestra contempor%c3%a2nea do sesi mariana ouro preto tainara torres 3
Foto: Tainara Torres

A centenária Igreja Nossa Senhora do Rosário, no centro histórico de Ouro Preto, teve a noite desta segunda-feira (09) marcada por muita música e cadeiras lotadas. Composta por 25 jovens de 7 a 25 anos, a Orquestra Contemporânea do SESI - Mariana realizou um espetáculo que trouxe canções ícones da história musical do Brasil.

O espetáculo intitulado "Trilha sonora do desenvolvimento fonográfico brasileiro" contou com sete tipos de instrumentos diferentes: bateria, flauta doce, teclado, violino, contrabaixo, guitarra e violão, e também contou com a presença do Canto Coral que acompanhou uma das músicas em participação especial. 

A supervisora técnica do SESI - Mariana e ex-aluna do curso de Artes Cênicas da UFOP, Érica Queiroz, explica que participar da programação do Festival de Inverno promove o desenvolvimento dos jovens da orquestra. "É uma grande oportunidade para expor e mostrar a música fora do teatro em que eles são acostumados a estar, em Mariana", diz. Ainda segundo Érica, Mariana é um município muito rico musicalmente, essa cultura é instrínseca tanto à cidade, quanto à população. Por isso, é importante desenvolver nos músicos da orquestra contemporânea essa competência que faz parte da própria região. 

REPERTÓRIO — O repertório do show foi composto por canções que assinalam momentos importantes da história musical do país. Dessa forma, contou com composições de Toquinho, Anna Setton, Alceu Valença, Tribalistas, Maria Gadu e outros cantores e grupos que marcaram a indústria fonográfica brasileira. 

Marcela Oliveira, ouro-pretana de 31 anos, já havia assistido a outras produções da orquestra e diz estar impressionada com a evolução dos integrantes e de seus espetáculos. Segundo ela, as apresentações do grupo são importantes para ressaltar a cultura local. "Eles provam que podem unir o profano e o santo em suas apresentações, tocando MPB e outros estilos dentro de uma igreja", ressalta. 

Após cerca de uma hora de show, a Orquestra Contemporânea SESI - Mariana encerrou a apresentação aplaudida de pé pelo público que, além de pedir mais uma música, ressaltou a contribuição importante do espetáculo para a cultura musical de Ouro Preto e Mariana.

ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA — O projeto "Orquestra Contemporânea SESI Mariana" surgiu em 2015 e beneficia cerca de 80 alunos divididos em dois níveis de formação: Formação I, que inclui os ciclos intermediário e avançado; e Formação II, composta pelo ciclo básico. Por meio de uma sintonia entre os vários instrumentos que compõem a orquestra, os alunos reproduzem um repertório atual que contempla todas as afinidades dos integrantes do grupo.

Festival inverno ouro preto mariana tropicalia 2018 footer apoio