O Festival

Um dos mais tradicionais Festivais de cultura do país, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana fomenta a formação e a criação artística, como também o debate dela e a sua reflexão. Através de seminários, palestras, rodas de conversas, das apresentações - de música, dança, teatro - das exposições e intervenções, ocupa se o espaço comum à todos, que é de todos: as ruas, as praças, e os prédios públicos das cidades onde a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está presente. 

Em 2017, o Festival de Inverno celebra a sua 50ª edição juntamente com os 150 anos da tradicional agremiação carnavalesca Zé Pereira do Club dos Lacaios, que recebe do evento merecida homenagem. O Festival que acontece do dia 08 ao dia 23 de julho oferece uma programação extensa nas cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.   


A edição do Festival de Inverno de 2017 pretende iniciar uma nova era, na qual, este grande projeto de extensão, atualmente produzido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tenha como principais parceiros em sua construção as comunidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.