POÉTICAS E MORADAS: REATIVAÇÃO DO CIRCUITO EXPOSITIVO DA CASA DA BARONESA

Local: Casa da Baronesa/Casa do Patrimônio de Ouro Preto – Praça Tiradentes, 33 – Centro.

Público-alvo: crianças (a partir de 8 anos) e familiares Valor da inscrição: R$ 15

Realização: dias 10 a 13 de julho, de 9 às 12h

Carga horária: 12h

Vagas: 20

Proposta educativa patrimonial que aborda a temá- tica das referências de moradia da comunidade ouro-pretana e possíveis diálogos com o patrimônio cultural de Ouro Preto. Pretende-se com essa oficina refletir, através de uma ótica poética, as diversas moradas que nos acolhem. Para essa reflexão, trabalhando a ludicidade, serão realizadas práticas teatrais voltadas à criação de cenas a partir do espaço experenciado. O projeto é realizado em parceria entre o Programa Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania e o Grupo Ária: Teatro e Música em Di- álogo, que compõe os eixos de atuação da Casa do Patrimônio-Ouro Preto.

Bárbara Henriques: artista educadora graduada em Artes Cênicas/licenciatura pela UFOP e mestranda em Preservação do Patrimônio Cultural pelo IPHAN. Tem como enfoque de trabalho ações educativas patrimoniais sob o viés da arte, abordando as diversas linguagens artísticas. Possui experiência tanto na rede formal de ensino básico como na educação não formal, tendo atuado em educativos de museus e associações diversas. Integra a equipe do Programa Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania.

Adriano Soares: graduado em Jornalismo pela UFOP. Na graduação foi monitor das disciplinas de Telejornalismo e Documentário, ministrando oficinas de edição em vídeo. Atualmente, gradua-se em Artes Cênicas, bacharelado em interpretação, na UFOP. Mediador do Programa Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania.

Angélica Lacerda de Mendonça Silva: graduanda em Museologia (bacharelado) pela UFOP. Realizou mobilidade acadêmica no Mestrado em Museologia da Universidade do Porto (2015). Formada em dan- ça (nível médio) pela Escola Técnica Estadual de Artes – Centro Paula Souza (2010-2011). Atualmente é bolsista do Programa Sentidos Urbanos: Patrimô- nio e Cidadania, exercendo a função de mediadora.

Karen Nunes: graduanda do curso de Licenciatura em Artes Cênicas pela UFOP. Possui experiência em atuação e direção e experiência em fotografia teatral. No âmbito escolar, investiga a aplicabilidade de novas metodologias para a educação. Na cena teatral pesquisa o teórico Jerzy Grotowski. Trabalhou no projeto MEDIA UFOP (2016) e atualmente participa como mediadora do programa Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania.

Raíssa Fagundes de Oliveira: graduanda em Turismo (bacharelado) da UFOP. Assessora de Projetos na Completur Jr. (Empresa Júnior de Turismo) desde janeiro de 2017. Atualmente é bolsista do programa Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania, exercendo a função de mediadora.

As inscrições podem ser feitas na entrada principal do Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto, de 9h às 19h. Quem não conseguir garantir a vaga pessoalmente, pode fazer uma reserva pela Internet. Para isso, envie uma mensagem com o assunto "Inscrição para oficina" para o endereço oficinasfestivaldeinverno@gmail.com. Inclua na mensagem: nome completo, número de telefone e seu endereço de e-mail.