A FOTOGRAFIA PARA DIAS DE SOL – ENTRE O PINHOLE E A CIANOTIPIA

Local: Núcleo de Arte da FAOP – Praça Antônio Dias – Ouro Preto

Realização: dias 10 a 14 de julho, de 9 às 12h e de 14 às 17h

Vagas: 20

Carga horária: 30h

Público-alvo: crianças a partir dos 8 anos, jovens e adultos iniciantes em formas de expressão artística para rua.

Essa é uma oficina prática de fotografia de base química, que busca, de forma lúdica, oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciarem a conjunção de dois processos alternativos de fotografia: o pinhole e a cianotipia. Propomos uma atividade que consiste na produção de imagens fotográficas a partir da câmera estenopeica/pinhole e, a partir dessas imagens, a reprodução através do processo de cópias conhecido com cianotipia. Propomos também uma pequena mostra dessa produção.

Cleber Falieri: formado em Artes Plásticas e Arte Educação pela UEMG, trabalha como fotógrafo na Escola de Belas Artes da UEMG e coordena o coletivo NiL (Núcleo de Imagem Latente).

Adaiany Rodrigues: formada em Artes Visuais pela UFMG, desenvolve pesquisa com técnicas alternativas de fotografia.

 

As inscrições podem ser feitas na entrada principal do Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto, de 9h às 19h. Quem não conseguir garantir a vaga pessoalmente, pode fazer uma reserva pela Internet. Para isso, envie uma mensagem com o assunto "Inscrição para oficina" para o endereço oficinasfestivaldeinverno@gmail.com. Inclua na mensagem: nome completo, número de telefone e seu endereço de e-mail.